Governo Regional está a preparar um regime de apoio à cessação temporária da pesca

Com o intuito de combater a quebra na procura de peixe nos mercados e a descida de rendimento provocada pela pandemia Covid-19, o Governo dos Açores está a preparar um regime de apoio à cessação temporária da pesca.

O Secretário Regional do Mar, Gui Menezes, explica que se trata de uma candidatura voluntária, por parte do armador, em que a embarcação não pode pescar durante um determinado período de tempo. Durante esse período de cessação, o armador e os pescador vão contar com um apoio diário pela inatividade, sendo que os montantes ainda estão a ser avaliados pelo executivo açoriano.

Gui Menezes acrescenta ainda que, está a ser estudado em conjunto com a Federação das Pescas e com Associação de Comerciantes a melhor estratégia para garantir o fornecimento do mercado, e assim contribuir para regular a quantidade de peixe descarregado em lota, facilitando o escoamento e evitando a descida de rendimento dos pescadores.

Fonte: RTP Açores/Governo dos Açores