Projetos

BeM-ESTAR SOCIOECONÓMICO DOS PESCADORES DE PEQUENA ESCALA

Este projecto pretende compreender a dinâmica económica em que operações da pesca de cada ilha estão inseridas, ou seja, numa primeira fase, vamos compreender os modelos de gestão financeira existentes e como se organiza a cadeia de distribuição dos produtos da pesca.

Parceria: SRMCT
PESCA NA ILHA

 

Este projecto tem o objetivo de ligar um produto da pesca à identidade de cada ilha. Nesta iniciativa procura-se valorizar o pescado e, ao mesmo tempo, dignificar o setor e a comunidade piscatória.

 
 
Parceria: DRP
FOR-MAR

Este projeto tem o objetivo de formar, cada vez mais, os pescadores dos Açores. Desta forma, pretende-se implementar cursos de formação profissional de curta duração relacionados com temáticas relevantes no domínio das áreas da pesca e do mar, tais como: Gestão ambiental a bordo; Comunicação rádio marítimas; Manuseamento e conservação do pescado a bordo; Gestão na pequena pesca; Segurança e salvaguarda da vida humana no mar.

Parceria: DRP
Lixo na Pesca – Lixo Zero no Mar dos Açores

Surge pela necessidade de sensibilizar os profissionais da pesca para o perigo que representa o depósito no mar de certos produtos com propriedades inflamáveis ou tóxicas.
Através de acções e panfletos, pretende-se dar resposta às duvidas: “O que é o lixo marinho?”, “Que lixo se produz a bordo?”, “Que lixo deve ser separado para descarga em terra?”

 

Parcerias: Srmct e OMA
 
LIFE IP AZORES NATURA

Este projeto, centra-se na resolução de problemas de conservação da biodiversidade terrestre e marinha dos Açores, em especial de espécies, habitas e áreas classificados pela Rede Natura 2000.

 
 
 
Parceria: DRAM
ORFISH

O projeto ORFISH visa fornecer uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos sobre técnicas de pesca de pequena escala entre os pescadores das regiões ultraperiféricas com vista a desenvolver e optimizar estas técnicas e com o principal objetivo de aliviar a pressão de pesca sobre os recursos haliêuticos costeiros.

 
Parceria: DRP, entre outros
CAMPANHA PESCA SEGURA

A campanha “Pesca Segura” procura dar a conhecer aos tripulantes de embarcações marítimas, as práticas de segurança e primeiros socorros a efetuar em situações de emergência, no exercício da sua profissão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parceria:  SRMCT e drp
Arte das mulheres da pesca 

A Projeto de mapeamento, valorização, capacitação e inclusão participativa das Mulheres da Fileira da Pesca dos Açores que tem como destinatário as Mulheres da Fileira da Pesca Açoriana, com compromisso de contribuir para reduzir as disparidades sociais e económicas na região através de uma estratégia integrada de identificação/mapeamento, valorização, capacitação e inclusão participativa (setorial, política e cívica) das Mulheres da Pesca dos Açores (Pescadoras, Armadoras, “domésticas” de apoio à produção em terra, empregadas e empresárias da indústria transformadora e conserveira, agentes associativas, dirigentes e funcionárias administrativas, investigadoras,..)

 
Parceria: UMAR Açores, entre outros 
marSP – mARITIME sPATIAL pLANNING

O projeto MarSP pretende reforçar o Ordenamento do Espaço Marítimo nos Arquipélagos da Macaronésia – Açores, Madeira e Canárias. Visa apoiar as autoridades competentes em Portugal (Açores e Madeira) e Espanha (Canárias), promovendo o desenvolvimento de mecanismos operacionais do Ornamento do Espaço Marítimo até 2021. 

 
Parceria: DRAM 
OEMA – ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARITIMO DOS AÇORES

Pretende apoiar a implementação dos processos de ordenamento do espaço marítimo nas três regiões ultraperiféricas da Macaronésia – Açores, Madeira e Canárias. 

 
 
 
 
Parceria: DRAM
pESCAZ

No âmbito do Regime de apoio aos investimentos para o Desenvolvimento de parcerias entre cientistas e pescadores, tem por objeto objetivo obter resultados que contribuam para o apoio à decisão e promoção das boas práticas, assegurando a conservação e uso sustentável dos recursos pesqueiros, permitindo aos Açores responder aos compromissos internacionais de sustentabilidade alinhados com a Política Comum de Pesca, Diretiva-Quadro Estratégia Marinha e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

 
 
 
Parceria: imar e apeda 
dape – diversificação das pescarias açorianas de pequena escala

No âmbito do Regime de apoio aos investimentos para o Desenvolvimento de parcerias entre cientistas e pescadores, tem por objeto avaliar o potencial dos agregadores de peixe (MFAD) como medida facilitadora da diversificação e sustentabilidade da pesca de pequena escala nos Açores através da redução da dependência dos recursos demersais tradicionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceria: imar

SOS TUBAPROF

No âmbito do Regime de apoio aos investimentos para o Desenvolvimento de parcerias entre cientistas e pescadores, o projecto SosTubaProf tem o objetivo de avaliar a sustentabilidade das capturas indesejadas de tubarões de profundidade, e promover o trabalho em conjunto entre pescadores e cientistas para recolher dados sobre os tubarões de profundidade, avaliar as abundâncias destas espécies e estudar medidas para aliviar os impactos das interações com tubarões. Com este projecto pretende-se encontrar o melhor compromisso entre exploração dos recursos demersais e conservação da biodiversidade de tubarões de profundidade.

 

Parceria:  IMAR, APEDA E OMA