Covid-19: Lotas com novos horários

O Ministério do Mar estabeleceu novas regras para o funcionamento da venda de peixe em lota, para que se continue a ter acesso a peixe fresco.

Depois de ter ouvido as associações de pesca​, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, decidiu “reduzir o número de leilões e adaptar os horários de funcionamento do leilão de pescado da primeira venda em lota, durante a vigência do estado de emergência”, informa em comunicado.

A partir desta terça-feira, “procurando ajustar a oferta à procura e mantendo o serviço público ao sector”, o Ministério do Mar definiu regras para cada uma das lotas: na Póvoa de Varzim é suspenso o leilão às quartas e sextas; na Figueira da Foz às terças e quintas; em Albufeira, o leilão é suspenso todos os dias da semana; em Olhão só os das 5h30; e em Vila Real de Santo António, deixa de haver leilão às terças e quintas e nos restantes dias inicia-se às 10h30.

Quanto às outras lotas da Docapesca, é mantido “o seu normal funcionamento, sendo aplicadas rigorosamente todas as medidas definidas durante o atual período excecional consequência da pandemia de Covid19”, indica o comunicado. A Docapesca, empresa do sector empresarial do Estado, também disponibilizou o acesso gratuito ao sistema de leilão online e garante que “as lotas e postos de receção e transferência de pescado irão continuar a garantir o funcionamento da cadeia de frio e as melhores condições de higiene e segurança alimentar no abastecimento de pescado à população”.

Fonte: Expresso