Fundopesca ativado devido ao mau tempo

O Conselho de Administração do Fundopesca decidiu ativar o fundo de compensação salarial, atribuindo 370 euros aos pescadores que ficaram impedidos de ir ao mar, devido ao mau tempo.

A decisão foi tomada ontem, na reunião do Conselho de Administração, que decorreu no Faial. As candidaturas já foram entregues e vão ser analisadas nas próximas duas semanas.

Segundo Alexandra Guerreiro, presidente do conselho de administração, será pago metade do salário mínimo regional. Para isso, “as embarcações de pesca local terão de apresentar cinquenta descargas ou um valor monetário na ordem dos sete mil e quinhentos euros. As embarcações de pesca costeira terão que apresentar trinta descargas num valor na ordem dos vinte e cinco mil euros”.

Quanto às reivindicações dos pescadores da ilha de São Jorge, que pretendiam receber o Fundopesca na sua totalidade devido aos problemas causados pela crise sísmica, Alexandra Guerreiro afirmou que não há enquadramento legal que suporte esse pedido.

“Verificaram-se descargas na ilha de São Jorge e para que conseguissem ter direito a um ordenado mínimo, teriam de cumprir um período de inatividade de 30 dias”.

Açoriano Oriental, 4 de maio de 2022