Adoção do princípio da precaução na gestão de dois stocks importantes: o Beryx ou alfonsinho/imperador e o goraz

Adoção do princípio da precaução na gestão de dois stocks importantes: o Beryx ou alfonsinho/imperador e o goraz

No âmbito do ICES/CIEM, os investigadores que integram o projeto PESCAz e que trabalham na área das pescas nos Açores (@azoresfisheries # azoresfisheriesresearchgroup) têm-se empenhado a fazer recomendações científicas no âmbito do grupo de trabalho WGDEEP, dedicado à avaliação de stocks do mar profundo. Esse trabalho ajuda a defender os interesses de pesca da região dos Açores dentro da estrutura do ICES/CIEM, através do estudo de dados científicos disponíveis. No entanto, um dos desafios atuais centra-se na ausência de dados científicos sobre algumas das espécies pescadas nos Açores. Esta limitação resultou na adoção do princípio da precaução na gestão de dois stocks importantes: o Beryx ou alfonsinho/imperador e o goraz.

A falta de informação disponível que evidencie a sustentabilidade da pescaria levou à decisão de que é preciso precaver a pesca destes recursos, para não serem sobrexplorados.
Mais detalhes em: https://doi.org/10.17895/ices.advice.19447742
https://doi.org/10.17895/ices.advice.19453799

Temos esperança que nos próximos anos seja possível avançar com avaliações analíticas mais robustas, que possam reverter estas medidas precaucionarias. Para isso, a cooperação entre todos os grupos ligados à atividade pesqueira é crucial. Ficamos a aguardar as medidas de gestão que serão adotadas por parte do governo regional com base nessas recomendações científicas.

– in PESCAz (facebook), 20 de junho de 2022